quinta-feira, 10 de março de 2011

COMO ADMINISTRAR MINHAS FINANÇAS

A pergunta que sempre grita é:Porque o salário nunca é suficiente?
Há pessoas que de fato, tem um salario muito baixo, que esta longe de condizer com o padrão das grandes cidades. Em São Paulo, o aluguel é caro, a comida é cara, ir ao cinema é caro, etc. No entanto, existem outros que teem um ganho razoavel e estão sempre a reclamar, endividadeos. ( ver Fl 2.13-14; II Co 3.5)
O fato é que não temos a disciplina suficiente para vivermos com o que ganhamo, e por conta de um padrão de vida diferente adquierem emprestimos, cheques especiais ( que viram extensão dos salarios)
Greve, cara feia, conversa seria com o patrão ou até mesmo um novo emprego não serão suficientes para acabar com a insatisfação, caso não tenha disciplina economica.
É necessario falar de finanças com os filhos( de forma clara e abertamente). O que realmente importa é o exemplo dos pais.Desde cedo é preciso colocar limites com as crianças referente ao dinheiro.
Colocar a familia sempre para fazer o orçamento domestico. Um bom exemplo é fazer a lista do supermercado, e levar a criança par executa-la observando que não pode perder o controle ( cumprir a lista a risca).
Quando for organizar suas finanças atente para:
-Não confie na memoria , anote tudo
- Determine os seus objetivos e se recompense.
-Mantenha os recibos sempre juntos ( controle de dividas)
-Admita suas deficiencias.
-Mude suas "crenças"- pergunte "como eu posso?"e não mais "porque não posso?"
-Encare seu orçamento como uma ferramenta e não como um castigo ( não foi feito para reprimi-la).

A falta de sabedoria para administrar as finançaas costuma comprometer deritamente o convivio familiar. Sendo muitas vezes o motivo de brigas e descussões do casal.
Orçamento financeiro não é  apenas para um mes, é para a vida toda.
Trace metas e estabeleça prioridades. Tenha disciplina no pouco e no muito. Não menospreze os itens pequenos, pois eles podem fazer perder o controle financeiro.

A Biblia nos ensina que o dinheiro pode ser  benção para quem sabe usa-lo, ao mesmo tempo , pode ser a "raiz de todos os males", principalmente quando não há planejamento financeiro e tenta-se satisfazer todos os desejos consumistas.

APRENDA FINANÇAS COMA BIBLIA; 2REIS 12.4-11; ISAIAS 55.2: I TM 3.3;2 CRON 31.5,6; GEN. 28.22; EX. 30.11-16; ATOS 11. 27-30; GEN 12.2-3; HEBR. 6.14;JOSUÉ 22.8; SLM 39.6, HB 13.5; PV. 14.21; GAL 2.10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário